19 novembro 2013

Corte de tecidos

Dicas simples para evitar erros 

Cortar o tecido é o 1º passo para fazer qualquer peça de vestuário ou acessório. 
É um passo tão importante que pode determinar o resultado do projeto. 

Sabendo quais os erros mais comuns podemos fácilmente evitá-los! 
Na verdade, pequenos detalhes tais como esquecer da pré-lavagem do tecido, usar tesoura inadequada comprometem qualquer costura.      





Erro 1 - Esquecer a pré-lavagem: 

Alguns tecidos encolhem muito quando lavados. Assim, fazer a pré-lavagem antes de cortar o tecido evita com que a roupa ou a peça fique menor depois de pronta!







Erro 2 - Não passar o tecido: 

Se não alisar as pregas do tecido, ao cortar as peças, estas ficarão maiores do que o padrão e a modelagem não ficará como se quer. Há casos em que engomar levemente o tecido ajuda a remover as rugas e as dobras com mais facilidade e na hora de costurar também ficará muito mais fácil.






Erro 3 - Cortar o pano sobre mesa pequena:

Se o tecido for esticado sobre mesa pequena ficará dependurado nas laterais da mesa e o fio ficará puxado e torcido. É melhor estender o pano sobre uma grande mesa plana ou sobre chão limpo.



Erro 4 - Ignorar as instruções da modelagem: 

Entender os diagramas, os planos de corte, os desenhos técnicos e as instruções para execução ajuda a economizar tempo e não perder tecido! 



DESENHO TÉCNICO


Erro 5 - Colocar o tecido na direção errada do fio: 

É importante colocar as partes do tecido na mesma direção do fio para evitar diferenças na roupa após montadas. Para isso, deve-se dobrar o tecido, formando duas camadas, alfinetá-las juntas para garantir que as camadas não se movam e depois fixar as peças dos moldes.

Se não colocar as peças dos moldes exatamente seguindo o fio do tecido (ourela), as suas peças ficarão torcidas. 

Lembre-se que a urdidura é mais forte e estável do que a trama. Se acidentalmente cortar ao longo da trama, o tecido perderá sua forma. 


Erro 6 - Desalinhar os tecidos com padrões ou com estampa: 

Se o tecido é impresso, pode ser que seja necessário mais tecido para combinar os padrões (lembrar disso ao comprar tecido). Se o tecido tem estampa certifique-se que todas as peças do molde estejam na mesma direção.

http://www.sewaholic.net

Pode ser de listras, xadrez ou chevron, estas devem se combinar para um resultado bonito. Quando cortar o tecido, esteja certa de que ao montar as peças, os padrões estejam bem alinhados. Se necessário, dobre o tecido para que elas se alinhem exatamente e alfinete as camadas de tecido para evitar que saiam do lugar na hora do corte. 


         ERRADO: listras desalinhadas       CORRETO: listras alinhadas

Desculpe-me mas não sei qual a fonte da imagem acima pois é antiga e está dentre meus arquivos.
Se alguém souber, por favor, me avise que creditarei.


Erro 7 - Não alfinetar os moldes sobre o tecido:

Alfinete bem as peças dos moldes pelo lado avesso do tecido e copie as marcações: com giz, lápis marcador ou carretilha sobre carbono. Se tiver que cortar duas peças idênticas (simétricas), por exemplo, mangas ou pernas de calça, dobre o tecido, direito com direito.

É necessário alfinetar os moldes em todas as camadas de tecido e, se necessário, utilize pesos sobre o tecido na hora do corte para que não escorregue.


Erro 8 - Usar tesoura de má qualidade: 

Se as lâminas estiverem muito gastas, o corte será mais difícil e danificará o tecido.
Afie as tesouras regularmente e limpe quando estiverem sujas. Opte por usar tesoura de boa qualidade que pode ser mais cara porém vai durar mais e cortar melhor.


Se você é como eu que já cometeu um ou alguns desses erros, te aconselho a

Esta imagem também não sei a quem creditar, por favor, me avisem se souberem aquem é de direito.


Hakuna Matata  significa "sem problemas" ou "não se preocupe" com nada, apenas aproveite cada momento, as belezas naturais e divirta-se muito.

É uma frase do idioma suaíle, uma língua falada nos países de Tanzânia e o Quênia.

Vídeo retirado do YouTube

3 comentários:

  1. Ótimas dicas! E é super recomendado manter esses rituais sempre, mesmo se for a milésima peça. Outro dia eu achei que não precisava mais prender certinho que era só um cortezinho e nesses inhos tive que fazer tudo de novo :)

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Adorei as suas dicas e vou praticá-las para aprimorar meus trabalhinhos, rsrsrs !!!

    ResponderExcluir
  3. Fatinha, alguns desses erros eu já cometi. Principalmente o de não lavar o tecido antes de cortar. E o pior é que a minha professora de costura (um curso breve que eu fiz), nunca falou sobre isso.
    Algumas coisas eu faço intuitivamente, e lembro da minha mãe costurando.
    Tua postagem está muito boa para quem está começando, boa mesmo.
    Obrigada,

    bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...