20 fevereiro 2013

Estoque de Tecidos

Nas lojas de tecidos em que tenho feito as compras, observo a maneira como os rolos de tecidos são estocados e felizmente, até o momento, vejo-os cuidadosamente arrumados da forma considerada correta.

Os tecidos se forem armazenados de qualquer jeito podem ocorrer prejuízos na qualidade do tecido, como por exemplo,  marcas e rugas eternas (quebraduras),  ourelas desalinhadas, cores alteradas, etc.

Já pensou? ver tecidos bonitos e perdidos apenas por descuido na estocagem?? Isso não pode acontecer, não é mesmo? afinal não queremos comprar tecidos com prejuízo.

  
Exemplo de estocagem correta

Os rolos lado a lado é a forma correta de estocar pois o peso não fica concentrado mais em uma ou outra parte e sim por igual por toda extensão do rolo.

Outra vantagem dos rolos emparelhados é a fácil localização e visualização dos tipos, cores e padronagens dos tecidos.

Os rolos sobre pallets ou alguma estrutura acima do chão ajuda a isolar os tecidos das sujeiras e umidade do piso.
Foto Stockphoto

Exemplos de estocagem incorreta


Os rolos de tecidos mantidos em pé e apoiados em uma das laterais significa condenar esse lado do tecido a marcas e deformações de ourelas.
Foto: Dreamstim
Os rolos uns sobre os outros (cruzados) faz com que o peso se concentre em 4 pontos de contato. Os rolos que ficam embaixo sofrem peso concentrado dos que ficam em cima o que causará deformações impossíveis de serem revertidos. 
Foto: TexBrasil Decor

Depois das compras de tecidos, é a sua vez de cuidar...


  • Guardar os tecidos em local limpo, seco e com pouca luz.
  • Proteger os tecidos contra poeira e umidade pois fungos e bactérias se alimentam das fibras e se acomodam nos tecidos. A consequência desse ataque serão manchas e odores nos tecidos.
  • Proteger contra pragas nocivas, como por exemplo, as traças que corroem o tecido criando furos, as baratas que deixam seus dejetos e sujam os tecidos gerando manchas, os ratos que roem os tecidos e também produzem dejetos que mancham ou dissolvem fibras.   
  • Os tecidos encostados a paredes podem gerar umidade e não percebemos o problema por falta de visualização. Não é recomendado deixar os tecidos encostados a paredes que ficam aquecidas em excesso por causa da insolação constante.
  • A iluminação natural ou artificial em demasia causa desbotamento das cores do tecido. É essencial protegê-lo da luz mantendo-o em local com pouca luz ou no escuro dentro de armários ou gavetas. Eu costumo guardar os tecidos dobrados com o lado avesso para fora e desta forma o lado direito fica protegido e os tecidos claros guardo-os dentro de sacos plásticos.
  • Gases poluentes como os de escapamento de automóveis afetam a cor dos tecidos. Portanto não podem ser estocados muito próximos a garagem ou junto a janelas que tenham acesso aos gases da rua.
 
Você tem alguma outra dica de cuidado na estocagem dos tecidos que não constou nesta postagem?

Sim? Então,  por favor, compartilhe comentando. 


3 comentários:

  1. Olá Fatinha, eu acho que você já disse tudo,sobre
    arrumação de tecidos, é mesmo assim, se queremos
    peças de qualidade, temos que começar tratando bem
    os tecidos...bjs

    ResponderExcluir
  2. olá, o parque é o fracalanza...visite-o vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua página Fatinha. Obrigada pelas dicas. vou seguir você, Abraços..

    ResponderExcluir

LinkWithin



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...